Determinados hábitos do nosso dia a dia muitas vezes são praticados de forma “automática”. Nem percebemos direito, mas são afazeres que se tornam verdadeiros rituais, feitos sempre da mesma maneira e na mesma frequência.
Durante esses hábitos ou atividades rotineiras: quem “pensa” no que está fazendo? Ou quem precisa “raciocinar” para fazer coisas como levantar-se da cama, lavar o rosto pela manhã, escovar os dentes, ir trabalhar, tomar banho, estudar, dormir e tantas outras coisas que fazemos?
Vivemos em uma sociedade em que tudo “é para ontem”. Vive-se de forma acelerada, mas pouco produtiva e valorizada por nós. Assim, alguns estudiosos nomeiam o atual momento social de “sociedade do cansaço”, uma vez que viver de forma acelerada e pouco consciente, tiram nossa energia e motivação.
Viver no piloto automático é não desfrutar plenamente de cada momento da vida. Repete-se, diariamente, uma sequência de hábitos e padrões de comportamentos, os quais nem sempre são saudáveis. Afinal, quando levamos a vida assim, estamos mais propensos ao tédio, ao marasmo e, consequentemente, outros problemas como depressão e distimia.
Ao pensar e agir desta forma “automatizada”, você se coloca à mercê do acaso, podendo caminhar para uma vida sem sentido e propósito para você. E, assim, não se atenta aos detalhes do cotidiano e possui dificuldade para se relacionar de maneira mais profunda com as pessoas e o mundo a sua volta.
Portanto, esteja atento a alguns sinais de estar vivendo no automático:
- Fazer suas atividades sem pensar ou perceber;
- Não conseguir desfocar das redes sociais, se mantendo vigilante na comunicação e informações a sua volta;
- Perda de memória com esquecimento de tarefas;
- Ficar imerso em pensamentos que muitas vezes impedem você de agir.
Importante que tenha esse olhar para si, pois viver no automático repercute de forma emocional, mas no seu bem-estar físico, sendo alguns sintomas:
- Cansaço excessivo.
- Estafa mental;
- Ansiedade aumentada;
- Tristeza;
- Insônia;
- Sensação de vazio interior;
Viver no automático pode trazer uma série de repercussões negativas para a vida, mas você pode começar a se atentar aos detalhes da sua rotina. Uma vida acelerada faz com que sacrifiquemos a qualidade das atividades e relações para que possamos realizar cada vez mais e mais.
Importante que você se observe, selecione o que irá fazer, priorize o que é tem sentido e é essencial para você. Compreenda as necessidade de mudanças nos hábitos e estilos de vida para melhorar o bem-estar emocional e até mesmo físico.
Toda essa reflexão e análise muitas vezes não é fácil, mas há profissionais podem te ajudar nesse processo. A psicoterapia é uma jornada para dentro de si que possibilita a construção de caminhos e organização pensamentos para uma vida com maior consciência.
Se precisar de ajuda terapêutica, entre em contato.
Jéssica Santos