Já se perguntou e respondeu como você está se sentindo hoje? Como acordou hoje? Quais emoções sentiu ao longo do dia?
Na correria do dia a dia muitas vezes nosso olhar está para a rotina e não nos damos conta como somos afetados pelos acontecimentos daquele dia. Para nos percebermos é importante identificarmos os nossos “bons” momentos, mas, também, os ruins. Reconhecer seus desconfortos é um passo fundamental para refletir sobre sua saude emocional e buscar ajuda!
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saude), saude é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. A ausência de doença orgânica, não significa que estamos saudáveis. Portanto, para tentarmos e estar saudáveis é importante olharmos para nosso emocional. Muitas vezes os desequilíbrios físicos e sociais são causados pela falta de saude emocional.
Desde criança aprendemos a cuidar das nossas doenças orgânicas/físicas, tendo o passo a passo para o tratamento. Quando você se machuca ou sente alguma dor, geralmente, procura um atendimento médico e segue as orientações dele com alguns exames ou medicações, correto? Entretanto, não fomos ensinados a cuidar da saude mental! O que você faz quando não está confortável com seus pensamentos e atitudes? O que você aprende com eles?
Precisamos sair do automático e aprender a ligar com nossos barulhos internos. Assim, vamos nos compreendendo e construindo um caminho de desenvolvimento emocional para termos bem-estar mais elevado, relacionamentos mais saudáveis e plenitude na vida. Cuidado emocional é para todos e a psicoterapia pode te ajudar nesse processo.
Vamos juntos?
Jéssica Santos